COMENTÁRIOS SOBRE AS MARCHINHAS INSCRITAS

Pessoal, gostamos bastante das marchinhas  e aproveitamos para tecer comentários sobre cada um das inscritas. Tudo em ordem alfabética ok?  Agradecemos a cada um dos inscritos e esperamos contar com todos nas próximas edições, esperamos também que enviem sugestões, opiniões, enfim…

Black Fraude

Um tema pra lá de original: marchinha denúncia econômica.  A letra fala de alguém que se endividou pra brincar o carnaval . Metáfora da vida atual. Quantos se endividam e caem no conto da Black Fraude?

Cortesia da Samarco

Uma marchinha quase de humor negro ironizando uma tragédia que perdura com grande conivência da opinião pública. Até hoje  quase nada foi feito, o desemprego ainda é monstruoso na região,  sem indenização, tudo cortesia da Samarco.

Gilmar soltou a franga

Marchinha de duplo sentido. Quem escuta imagina que o compositor tá falando do ministro Gilmar Mendes do STF. Que maldade. o autor conta a história de um juiz chamado Gilmar que larga a toga , veste a tanga e solta a franga no carnaval. Os Gilmares soltam mesmo…

Eu não sou laranja não

Imaginem um sujeito que dá uma de laranja e vê seu nome citado no Jornal Nacional, citado em delações. Mas ele demonstra que não é nem laranja nem é banana e aproveita para se beneficiar da situação.  O arranjo é minimalista, só com guitarra e voz, mas dá seu recado.

Eu pulo

Uma marchinha que se aproxima da estética musical baiana, mas que fala de um folião que adora pular carnaval e que não precisa de nenhum estimulante químico, pois pula só de alegria e para correr atrás do amor de carnaval.

Gostoso é Beijar na boca

Uma marchinha que canta a delicia de se beijar na boca, uma das coisas mais gostosas dessa vida e que prega que viver em paz á a única coisa que faz a pessoa feliz.

Marcha do Miau

Marchinha de salão lembrando os bailes de clube, que fala sobre um romance entre dois foliões fantasiados de gatos no carnaval, mas cuja gata foi sequestrada por um cachorrão no meio do cordão…E o gatão ficou gritando miau enquanto perdia a sua gata.  Muito divertido.

Não sei de nada.

A letra tem duplo, tripo sentido. Tem uma brincadeira com um determinado ex presidente que pego com a mão na cumbuca, dizia não ter visto nada, não saber de nada. Ele também leva para o plano das pessoas comuns que só conhecem o mundo pela tela da tv. E no final ainda fala dos chifrudos  últimos a saber das traições.

Pai, cadê você

É quase uma oração em ritmo de marchinha, em que o folião procura o pai para se confessar, para fazer um inventário de tudo que passou nos últimos tempos, por ter vivido para o trabalho e para o triunfo da moral e agora pede ao pai que faça  vistas grossas no carnaval pois ela vai enfiar o pé na jaca.

Peru Golpista

Marchinha Dramática, que a primeira vista parece falar de política, mas que fala de uma brochada monumental. Mais fácil culpar o peru golpista, esse fascista. Levanta a cabeça Peru!

Planeta Velho, Planeta novo

Adorei a melodia, triste em alguns momentos, que depois fica alegre. Primeiro o desencanto com esse planeta velho que continua com tantas desigualdades. Depois afrontando os juízes de cara entrufada e propondo um mundo sem fronteiras, quem sabe um planeta novo?

Samba do Juiz da Cura Gay

Embora seja uma marchinha, os autores chamaram a música de samba, mas é detalhe que a gente perdoa. A letra  despreconceitualizante trata de um assunto polêmico de uma forma leve, puxa a orelha das autoridades de uma forma respeitosa, divertida, sem agressividade gratuita

Tio Lú tá no Xilindró

Coitado do Tio Lu. Foi fazer coisa errada e agora a polícia tá doidinha pra pegá-lo. Os amigos vão ficar com dó. Vamos ver quem vai visitá-lo no xilindró.

Vampiro Tropical

A Marchinha que começa com introdução fúnebre fala sobre o Vampiro tropical que é ilegal, afinal, não eleito, ilegítimo.. O danado conseguiu manter-se encastelado em Brasília a despeito de todas as excomunhões.  Ganhou mais vulto ainda com o desfile da Unidos do Tuiuiú.

2 comentários

  1. Bem, foi muito bom participar do concurso de marchinhas. Só não entendi do porque da marchinha “Eu pulo” ter obtido mais de duas mil visualizações e não ter obtido uma melhor colocação.
    https://youtu.be/Vli4sFSH-SE “Eu pulo”

    Att.,
    [email protected]

    1. Tímoteo, obrigado pela sua participação e pela ótima marchinha EU PULO.
      Na realidade a votação era por número de likes e não pelas visualizações.
      Vamos pensar nessa questão para as próximas edições.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.